Você já ouviu falar do primeiro site de OTserv do Brasil? Sim, é o www.otserv.com.br . Esse site foi criado um pouco antes que o site xtibia.com e rapidamente esses dois grandes sites iniciaram a disputa do maior site brasileiro de OTserv.

Uma das marcas da OTserv Brasil foi a lista de servidores, o fórum e o sistema de economia que permitia os membros comprar e vender moedas por trabalhos. Era interessante, hoje as duas maiores comunidades são menos focadas em moedas e mais centradas na captação do conteúdo para o Open Source.

Open Tibia, o que é?

OpenTibia (também conhecido por Open Tibia Server, OTServ, OTS ou simplesmente OT) é um clone do MMORPG Tibia da companhia de software alemã Cipsoft GMBH. O projeto sem fins lucrativos, iniciado em 2001 por um grupo de programadores e entusiastas, começou como algo bastante despretensioso, tendo em vista apenas o conhecimento do protocolo de rede utilizado pelo jogo proprietário. Com o decorrer dos anos, no entanto, passou a ser prestigiado e levado mais a sério, agregando muito mais desenvolvedores voluntários e utilizadores do software e estabelecendo uma extensa comunidade de jogadores.

Open Tibia, o início com a OTserv Brasil

O OpenTibia foi criado inicialmente como um hobby de jogadores do Tibia, os quais queriam entender melhor como os servidores oficiais do Tibia funcionavam. Eles são muito usados hoje em dia, mas como o Tibia está sempre evoluindo, os OTS acompanham esta evolução, sendo adicionadas todas as funcionalidades que foram adicionadas na nova versão do Tibia. Hoje em dia o número de jogadores de OT (OpenTibia) vem crescendo inumeramente, já chegou a 69442 jogadores on-line de acordo com o site OTServ List. Atualmente, existem duas distribuições de servidores gratuitos. O mais conhecido é o The Forgotten Server ou TFS.

Legalidade OTserv Brasil

A legalidade do OpenTibia já foi discutida em diversas ocasiões, contudo sempre se concluiu que é legal rodá-lo, pois não é uma cópia do código dos servidores oficiais de Tibia (apenas possui funções similares), mas roda-lo no baseado no cliente do tibia é ilegal (calma, você não será preso. Houve poucas evidências de servidores sendo processados por utilizar o cliente do tibia), essa solução está sendo resolvida em um novo cliente.

Está sendo desenvolvido um cliente alternativo para o OpenTibia: OTClient (An alternative tibia client for otserv).

Avatar

admin

Deixe seu comentário