Single Blog

Instalando o Webmin no Debian

02/10/2014, Written by 0 comment

Se você quer usar a versão DEB do Webmin, primeiro faça o download do arquivo na página de downloads (http://www.webmin.com/download.html), ou execute o seguinte comando no terminal:

[code] wget http://prdownloads.sourceforge.net/webadmin/webmin_1.710_all.deb [/code]

Então abra o terminal e execute o comando:

[code]sudo dpkg –install webmin_1.710_all.deb[/code]

Se o Debian reclamar que faltam algumas dependências, você pode instalá-las com o comando:

[code]sudo apt-get install perl libnet-ssleay-perl openssl libauthen-pam-perl libpam-runtime libio-pty-perl apt-show-versions python[/code]

A instalação será feita automaticamente para /usr/share/webmin. Para acessar o Webmin, abra no seu browser a URL https://localhost:10000/. Ou, se acessá-lo remotamente, substitua a palavra localhost com o endereço IP do seu sistema. (Ex.: https://10.1.1.3:10000). O nome do usuário para fazer login é root e a senha é a do usuário root de seu Debian.

Algumas distribuições baseadas no Debian (em particular o Ubuntu) não permitem que faça login como o usuário root por padrão. No entanto, o usuário criado no momento da instalação do sistema pode usar o sudo para mudar para root. O Webmin vai permitir que qualquer usuário que tenha essa capacidade de usar o sudo faça login com privilégio completo de root.

Se você deseja se conectar a partir de um servidor remoto e seu sistema possui um firewall instalado, consulte no final do texto o tópico “Configurando o firewall para Webmin” para obter instruções sobre como abrir a porta 10000.

Usando o repositório APT para Webmin

Se você quiser instalar e atualizar o Webmin via repositório APT, edite o arquivo /etc/apt/sources.list em seu sistema e adicione as linhas:

deb http://download.webmin.com/download/repository trusty contrib
deb http://webmin.mirror.somersettechsolutions.co.uk/repository trusty contrib

Você também deve baixar e instalar a chave GPG com que o repositório é assinado, com os comandos:

[code]wget http://www.webmin.com/jcameron-key.asc[/code]
[code]sudo apt-key add jcameron-key.asc[/code]

Agora você vai ser capaz de instalar o Webmin com os comandos:

[code]sudo apt-get update[/code]
[code]sudo apt-get install webmin[/code]

Todas as dependências devem ser resolvidas automaticamente.

Distribuições suportadas baseadas no Debian

Webmin foi testado em todas as versões regulares do Debian, Ubuntu Linux e derivados como Xandros e APLINUX.

Configurando o firewall para Webmin

Muitos sistemas operacionais bloqueiam o acesso a porta 10000 por padrão, pois eles têm um firewall ativado como parte do processo de instalação. Isto pode impedi-lo de fazer login em http://seuservidor:10000/ de outro sistema na sua rede ou através da Internet.
A maneira mais simples de abrir a porta 10000 é a utilização de um dos módulos de gerenciamento de firewall do Webmin, como Linux Firewall, BSD Firewall ou IPFilter Firewall. No entanto, para acessar isso você vai precisar rodar um navegador no mesmo sistema que o Webmin, e acessá-lo através da URL http://localhost:10000/.
A alternativa é fazer o login como root via SSH, e editar manualmente o arquivo de configuração do firewall. No Redhat e sistemas derivados, este é o /etc/sysconfig/iptables, enquanto no Debian é /var/lib/iptables. A linha que você precisa adicionar é:

[code]-A INPUT -p tcp -m tcp –dport 10000 -j ACCEPT[/code]

Deve-se acrescentar no arquivo logo após as linhas semelhantes que dão acesso às portas 80, 22 e assim por diante.
Uma vez que foi adicionada esta linha, você precisará aplicar a configuração do firewall. Isso normalmente é feito com o comando:

[code]/etc/init.d/iptables restart[/code]

Fonte: http://www.webmin.com/deb.html
Fausto

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *